quinta-feira, 17 de maio de 2018

15 cenas de arrasar envolvendo Família


Dia 15 de maio foi o Dia Internacional das Famílias. Obviamente que quando se trata de família, atualmente, com tantas variações, muitas pessoas estão se adaptando às novas formas de se agregar e se socializar. Lógico que isso implica em tolerância e perceber que só porque uma família é diferente da outra, não significa que seja melhor ou pior, afinal, família tem por função agregar indivíduos de forma que todos se amem e se ajudem nas dificuldades. Com essa definição em mente, aqui vão 15 situações e cenas nas quais "Família" esteve muito presente.


1. Família em Primeiro Lugar - Click
Muitos se lembram de Michael Newman, personagem de Adam Sandler que estava lutando avidamente por uma promoção no trabalho, não se importando em preterir seus momentos junto da família por isso. Quando acha um controle remoto que pode adiantar etapas se empolga e acaba passando anos adiante sem contudo vivê-los, obviamente que assim viu não só o tempo passar mas viu experiências familiares passarem, não viu os filhos crescerem, perdeu a esposa que amava e no fim, quando estava a beira de sua suposta morte percebendo que o filho mais velho seguiria os mesmos passos, saiu correndo para lhe dizer o que era de fato importante e saem as palavras: Família em primeiro lugar. Uma cena que emocionou até os marmanjões mais endurecidos.


2. Parceria Fraternal - Operação Big Hero
Tadashi e Hiro eram orfãos e incrivelmente inteligentes. Hiro no entanto, usava suas habilidades para as coisas torpes ao passo que seu irmão mais velho, Tadashi tentava colocar juízo em sua cabeça. Inspirado por ele, Hiro então passa a trabalhar em um projeto para conseguir ingressar na mesma universidade do irmão e para isso, Tadashi o ajuda como pode e dá todo apoio. As cenas entre Hiro e Tadashi não só demonstram uma parceria entre irmãos, com direito a brincadeiras, incentivo, piadas como quando Tadashi diz: "Bota essa cabeça de coxinha pra pensar!" mas também um grande amor e apoio mútuo, definitivamente algo muito bonito de se ver entre irmãos.


3. Reunião da Família Rivera - Viva, a vida é uma festa
Se Click fez marmanjos chorarem, esse cena ao final de Viva fez o cinema alagar. Após toda a saga de Miguel para conseguir a benção de seu tataravô músico, convencer a todos que seu amor pela música era real e lutar por isso, descobertas incríveis sobre a própria história dele e dos outros membros da família, percepção sobre esquecimento, eis que ao fim, todos no Dia de Los Muertos estão unidos ao som de Miguel cantando "Harmonia do meu coração", tanto a família viva quanto os antepassados que se foram mostrando que família não deixa de ser família só porque está em um plano diferente.


4. Três irmãos - Irmão Urso
Creio que os irmãos Sitka, Denahi e Kenai tem dois momentos muito importantes no filme, um no início e outro ao final. Distintos em sua natureza mas iguais em mensagem, a história destes três irmãos demonstra que amor fraterno é algo muito importante não importa o que aconteça. No início, estavam os três caçando e em plena expectativa pelo totem de Kenai, com brigas e brincadeiras. Após o sacrifício de Sitka em defesa dos irmãos mais novos, começam novos aprendizados para os três, porém como bom irmão mais velho, Sitka permanece o tempo todo junto, tentando guiá-los para o melhor desfecho. A cena final desses três irmãos demonstra que seu irmão é sempre seu irmão, urso ou humano.

5. Eu te amo - Frozen
As irmãs Elsa e Anna quando crianças brincavam escondido na neve no grande salão do palácio dos pais, quando um acidente fez com que Anna se ferisse e Elsa carregasse uma grande culpa pelos anos que se seguiram. Talvez em um instinto protetor meio torto, Elsa se afastou de Anna na tentativa de não manifestar mais seus poderes e assim não fazer mal a ninguém, porém sua irmã não entendeu e achava simplesmente que Elsa não se importava mais. Com a explosão de seus poderes de gelo, o congelamento de seu reino, Anna se lança atrás de Elsa para tentar traze-la de volta, não contando que esta congelaria seu coração. O mais incrível da história destas duas irmãs é que o sentimento foi o responsável pela evolução das duas individualmente e como dupla. Anna mesmo fraca protege Elsa, esta por sua vez entra em desespero quando vê sua amada irmã congelada e baixa sua guarda explodindo em lágrimas. Daí se dá o ato de amor verdadeiro e o abraço no qual Anna demonstra que sempre amou a irmã, mesmo quando separadas e que faria qualquer coisa por ela.


6. Bem vinda a Era do Gelo - Era do Gelo 3
Acho que a franquia da Era do Gelo mostra que família não necessariamente é composta por indivíduos iguais e com percepções iguais. Na verdade, esta família em questão era de indivíduos de espécies totalmente diferentes, mas ainda assim se respeitavam, se amavam e se ajudavam cada um dentro de suas possibilidades. No terceiro filme da franquia em específico, Manny, o mamute está bem agitado com a chegada de sua filhote, tentando a todo custo proteger Elie de quaisquer perigo, sentindo que falha quando Sid, a preguiça, vai parar no mundo dos dinossauros e eles precisam buscá-lo. O mais legal é que além de uma preguiça e dois mamutes, Elie tem por irmãos dois gambás e ainda um amigo tigre, fora a doninha que os ajuda a resgatar Sid,  ou seja, no mundo selvagem real, alguém seria predado, mas essa família mostra que gente diferente quando há amor pode ficar junto e misturado que não há problema.


7. O Dia de São Valentim - Chaves
E se for pra falar de pessoas diferentes que formam uma família, talvez seja muito pertinente falar que num local o simples sentimento de todos se quererem bem já basta pra que uma família se forme, independente de laços sanguíneos. Logo, talvez um dos episódios mais icônicos do seriado Chaves seja o do Dia de São Valentim, quando todo mundo em nome do amor e da amizade vão jantar na casa da Dona Florinda com o bolo da Dona Clotilde de sobremesa. Seu Barriga, o dono da vila toda confraterniza com seus inquilinos, o professor Girafales também se junta a turma, um dos raros episódios em que se vê praticamente o elenco todo junto. Como todo bom episódio de Chaves, claro que tem que haver uma tremenda confusão mas esse episódio serve para ver que se tiver amor, amizade e bem querer todos podem ficar juntos e desfrutar de bons momentos.


8. Vamos para casa - O Rei Leão 2
Se o primeiro filme foi inspirado em Hamlet, o segundo indiscutivelmente foi inspirado em Romeu e Julieta. Kovu e Kiara eram de grupos de leões diferentes, portanto o amor deles era proibido. Simba não aceitava que Kovu sendo um descendente de Scar fizesse parte de seu grupo e o hostilizava sempre que podia. Porém ao final, quem deu a lição foi sua própria filha Kiara ao lembrar de um ensinamento que ele mesmo havia dado de que somos um só. Portanto, o grupo de leões que supostamente era inimigo também era como eles e deviam fazer parte de sua família. Com isso todos percebem que guerrear era inútil e Simba com intenção de acolher, diz: Vamos para casa. Todos Nós.


9. A volta para o mar - Moana
Moana passa o filme tentando descobrir quem realmente ela é, afinal desde cedo sofria de alguma forma com o fato de que mesmo tendo nascido e sendo criada para determinado destino, algo em seu coração lhe chamava para algo totalmente diferente. O pai queria que ela ficasse somente na ilha, mas ela queria o mar. Após viver uma aventura de atravessar o oceano para devolver o coração de Tefiti, não só se encontrou mas ajudou seu povo a reencontrar suas raízes, que era a de serem viajantes marinhos. E com isso, seu povo novamente se lança ao mar para descobrir novas ilhas e viver experiências incríveis, detalhe para a avó Tala que em espírito acompanha-a sempre sob a forma de uma arraia.


10. Bebê Gohan - Dragon Ball Z
Na verdade o episódio "Quando Gohan era bebê" é um episódio inteiro falando de família. Todos nos acostumamos tanto a ver Goku só como um comilão lutador e Chichi como mãe brigona que fica até difícil captar a mensagem de que eles são marido e esposa e pais. Mas nesse episódio em que o núcleo de luta fica pra escanteio, é mostrado bem mais como se dava a vida familiar de Goku e Chichi quando Gohan nasceu, como Goku era como pai, com direito a passeio de carrinho. É um dos episódios em que quase esquecemos que esses carinhas são os mais fortes do universo e vemos uma família comum diante da mesa para apreciar uma festa de aniversário.


11. Resgate de Robin - One Piece
Família também pode ser composta de amigos que se querem muito bem. Foi o que Robin descobriu com o Bando de Chapéu de Palha quando eles se dispuseram a resgatá-la em Enies Lobby. Acostumada a sempre permanecer só desde criança, era hostilizada pelas crianças e adultos de sua vila, incluindo sua família de sangue, depois do desastre que acometeu sua ilha, ela cresceu achando que era um grande mal e uma pessoa ruim. Crendo que morrer seria o melhor para todos, não se apegava a ninguém nem se dispunha a criar laços mais profundos, como também achava que ninguém faria isso por ela. Tudo muda quando Luffy e sua tripulação vão salvá-la, ele grita por ela e exige que ela lhe diga que quer viver, pois ele percebeu que na verdade a hostilidade do mundo a fizera crer que não valia a pena. Robin então deve ter se lembrado de uma frase que ouvira de um gigante quando era criança: "Um dia você vai encontrar pessoas que serão suas amigas, que fariam qualquer coisa por você e você por elas". Ela percebeu que a Tripulação do Chapéu de Palha era composta por pessoas bem diferentes, mas que sempre se disporiam a ajudar umas às outras para que todos realizassem seus sonhos e isso fazia deles uma família.


12. Reencontro - Amor além da Vida
"Eu te achei no inferno, acha que não consigo te achar em qualquer lugar?" Esse é um filme bem antigo mas que traz muito do significado do que é ser família. Chris é um médico casado com uma artista, com um casal de filhos e uma vida familiar feliz. O mundo começa a ruir quando os dois filhos morrem em um acidente de carro, Chris depois de um tempo morre ao tentar socorrer uma vítima na estrada e Annie ao ficar sozinha, afunda na depressão e isso culmina em um suicídio. Lógico que há muita espiritualidade presente no filme, para os mais céticos pode não fazer muito sentido, porém a busca de Chris para resgatar sua esposa no inferno assim como reencontrar seus filhos e assim, a família se unir novamente é uma jornada cheia de emoção e demonstra o quão o amor deles é forte.


13. Jantar da Família Klump - O Professor Aloprado
"É assim que a coisa começa, seu avô e eu também éramos colegas e quando nem bem vimos ele já estava transando comigo, suando e bufando". Quem disse que família é uma coisa simples de se lidar? E no caso da Família Klump fica claro que quando se trata de namoradinhos e encontros, a família pode ser bem indiscreta mas ainda assim gerar momentos bem engraçados e descontraídos. Família é uma coisa muitas vezes difícil, porém mesmo nas dificuldades e tensões depois tudo que sobra são boas risadas. 


14. Ohana - Lilo e Sticth
Lilo vivia com sua irmã e tinham problemas de relacionamento e tudo o mais. Mas ainda assim eram uma família, quando Sticth surge fugido, ele vai aprendendo também sobre o significado do que é ser uma família e no que isso implica. Sendo um fugitivo, acaba sendo capturado e no momento em que está partindo lembra das palavras de Lilo: "Ohana significa família. E família significa nunca abandonar ou esquecer". Ele ainda ressalta que mesmo pequena e incompleta, aquela família era dele e era muito boa. Talvez com essa atitude, gere a reflexão de que família não tem molde, sendo boa pra você, ela pode ser chamada de sua.


15. Super Abraço - Divertidamente
Riley sofreu quando seus pais se mudaram. Ela sofreu ao deixar tudo que lhe era caro, seus amigos, time de rockey, a adaptação foi difícil e as emoções de Riley entraram em colapso e uma a uma, as ilhas de personalidade dela foram desabando. Não demorou para a ilha da família também começar a rachar, uma vez que mesmo em casa as estruturas estavam abaladas, porém o momento ápice é quando mesmo triste, Riley consegue se abrir com os pais e descobre que eles também passavam por problemas de adapção e nessa hora, dentro de um grande abraço uma nova ilha da família se forma, maior e com mais elementos inclusos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário