sexta-feira, 5 de maio de 2017

Jeito de Scarlet, Caráter de Melanie



Muitos não conhecem o filme do E o Vento Levou, mas depois do post que fiz sobre o Rhett Buttler, percebi como os personagens são atuais, interessantes e muito próximos a nós, ainda que vivendo em uma época e condição tão diferentes.

Recapitulando, o filme se passa no meio da guerra civil americana. É muito elucidante perceber os costumes, vestimentas e educação sob a qual os personagens eram criados. No chamado Velho Sul, haviam famílias tradicionais, com moças que usavam enormes vestidos e chapéus e rapazes que participavam de churrascos da alta sociedade, cheios de idéias e elegância.

Curiosamente, todos queriam a guerra, achavam que seria fácil vencer. No meio dessa muvuca, haviam duas moças envolvidas diretamente com tudo o que estava acontecendo. As duas embora criadas nos moldes da época eram muito diferentes entre si. Na verdade a primeira vista, pareciam não ter nada em comum.

Melanie era muito doce, muito gentil, sempre prestativa e boa. Ela estava de casamento marcado com Ashley e foi com coração dolorido que o viu partir para a guerra um dia depois do casamento. Scarlet por outro lado, era espoletada, não admitia que as coisas não saíssem a contento, tinha gênio forte e cobiçava Ashley, mesmo depois do casamento dele com Melanie.

Claro que Scarlet não considerava o casamento um impecílio para seu sentimento por Ashley. Ela foi capaz de casar com Charlie, irmão de Melanie, para fazer ciúmes, mesmo Ashley nunca tendo dado a ela a menor bola. Melanie sempre a tratou com tanto carinho e amor como se devotaria a uma verdadeira irmã e sempre a defendia dos comentários maldosos das outras moças.

O que tudo isso mostra é que mesmo diferentes, as qualidades das duas se somadas, configuram grande potencial. Scarlet por mais que fosse mimada, arrogante e cobiçasse o marido alheio, era também forte e determinada. Ela segurou as pontas quando sua família perdeu tudo para os invasores. Sabe a frase: “Jamais passarei fome outra vez”, foi ela quem disse. Ela se tornou chefe da casa, cuidou inclusive de Melanie e de seu recém-nascido bebê e fez todos se reerguerem do nada. 


Melanie sendo tão prestativa, assim que se recuperou do parto, passou a ajudar todos, acolhia os soldados famintos que chegavam na fazenda depois que a guerra terminou, se importava com todos mesmo estando imersa na dor que sentia pela ausência de seu Ashley. E protegeu Scarlet mesmo quando ela matou um homem que estava roubando a casa.

Quando seu marido volta e todos passam a se reerguer mais, Melanie permanece boa e gentil, com condutas nobres e justas. Scarlet continuou com suas investidas. Provavelmente uma história assim, nos dias de hoje, nem precisaria ir muito longe para acabar num rompimento de uma amizade. Muitas olhariam Melanie como uma tapada ingênua, que é trouxa por ser gentil com a pessoa que quer roubar seu homem. Eu, contudo, tenho uma teoria muito sólida de que ela sempre soube de tudo.

Sempre soube das atitudes de Scarlet, de seu ciúme, de sua raiva contida, contudo seu caráter fazia-a relevar os desvios de conduta da outra, fora que ela tinha inteligência o bastante para perceber que seu marido a amava, fora a segurança no sentimento que os unia, logo ela não se sentia nem um pouco ameaçada por Scarlet, que mesmo forte e destemida, tinha a maturidade de uma adolescente em muitos aspectos.

Essa situação fica muito clara quando no aniversário de Ashley momentos antes da festa, eles são flagrados sozinhos numa sala abraçados. Mesmo sendo um abraço fraterno, na época era um escândalo um homem e mulher casados sozinhos numa sala abraçando-se. Logico que Melanie ficou sabendo e pensam que ela expulsou Scarlet quando esta apareceu para a festa? O olhar dela era sério, porém ela foi até Scarlet, a beijou e pediu ajuda para recepcionar os convidados e ainda a anunciou como: “Nossa querida Scarlet”. Isso demonstra segurança, educação, classe sem iguais fora o tapa dado com a mais fina seda. Melanie não era boba, ela sabia como proceder sem contudo abandonar seus valores e natureza.


Essas duas moças em meio a um caos sem tamanho, fome, tragédia demonstraram o que tinham de melhor, como não cogitar o que haveria se Melanie e Scarlet fossem uma só pessoa? Talvez surgisse uma heroína sem precedentes, aquela do tipo forte e destemida mas tão gentil e valorosa, que esse seria seu poder.

Provavelmente seja por isso que quando estavam juntas, mesmo que houvesse uma competição inconsciente, tudo fluía e as coisas funcionavam e conseguiam passar pelas dificuldades. Ainda que não quisessem, seus pontos mais fortes combinados não deixavam a desejar e seguravam as pontas.


A maior lição que a parceria de Scarlet e Melanie nos deixa é que determinação aliada a gentileza e cortesia você pode conquistar mais coisas que pensa. Você é mais Scarlet, Melanie ou ambas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário