quarta-feira, 31 de julho de 2013

Desvendando os cancerianos


O mês 7 é nosso. Pegamos um pouquinho do mês de junho, mas julho é tido como o do caranguejo.
A primeira coisa que vem na cabeça de quem ouve a palavra “câncer”, depois do susto por ser doença, é um grupo de pessoas desse signo que aparentam ser boa gente, românticos e nada práticos. Resumindo, somos sentimentais assumidos.

Nossa natureza é assim, sentimento á flor da pele, o que não é propriamente um problema exceto para aqueles tão rígidos na terra como uma árvore centenária.nosso verbo é: Eu sinto, então se não tem o mínimo sentimento envolvido, não vale á pena. Ainda que muitos nos considerem fadados a quebrar a cara uma vez que a realidade exija o “Eu penso” muitas vezes.

Talvez ser assim seja um mal de signo, não propriamente ruim, mas muito pessoal. Cancerianos sempre foram tidos como uma raça de românticos, otários e chorões, porém de todo o resto são talvez os que mais aguentam apanhar. Experimente bater num caranguejo, ele pode ser por dentro todo mole, mas mesmo assim ele vai tentar lhe apertar com as pinças e continuar andando ainda que tenha uma colher enfiada no casco.

A natureza do caranguejo é diferente. Por dentro ele é mole, por fora é rígido, ou seja, há uma proteção com o que temos em nossos interiores, nossos sentimentos são o que nos é mais caro e valioso, por isso protegemos com toda a força de nossos cascos. Se você mexe muito com um caranguejo, ele vai tentar se proteger se enfiando em seu buraquinho no mangue. Se insistir em machucá-lo, ele vai usar as pinças e pode-se acabar com um dedo decepado. Nós, sempre nos protegemos, guardamos, escondemos, mas na hora, se o ataque for demais, você acabará não com o dedo, mas com o ego decepado.

A casca nos garante a teimosia pelo que cremos, a parte molenga, a fidelidade ao sentimento envolvido. Dois caranguejos quando brigam é engraçado, eles ficam andando juntos, tentando se cutucar, mas não se atingem. O que é diferente quando a coisa vem de fora. Me sinto na obrigação, ou melhor, na solidariedade, de dizer que tentar falar, criticar ou impor para um canceriano o que ele deve sentir, sem o menor respeito ao que ele realmente sente ou intenção de fazer bem, é tão inútil quanto masturbar um cadáver. Inútil. Revoltante e ofensivo tanto quanto.

Imagine a cena. Um velório de uma pessoa. Aí chega um indivíduo e começa a tocar o defunto em partes íntimas de uma forma nada adequada. Os parentes próximos ficarão chocados e posteriormente revoltados e ofendidos. Quando alguém chega e desdenha do nosso choro, olham com desdém para nossa tristeza ou até para o nosso modo de ver a vida, é como se fossemos o cadáver masturbado. É inútil, mas não impede o sentimento de ofensa e violação.

Caranguejos são diferentes das outras espécies. Diferente de leões, carneiros e escorpiões. Um leão já é grande o suficiente, um carneiro já dá lã necessária, um escorpião pode ser pequeno, mas seu ferrão venenoso mata um idoso ou uma criança, gêmeos são dois, touros são bravos e até um peixe, se raro, por si só se basta num aquário. Um caranguejo somente não mata a fome de um homem, é necessário uma penca. Fui a uma praia e vi como é, em 1 m² tipo havia 100 caranguejos pequenos. Isso ocorre porque sozinhos não somos nada, mas com uma família podemos ser além do tudo. Sozinhos, sobrevivemos; com alguém conseguimos aproveitar o que a vida tem a nos dar pra viver. Alguns textos astrológicos já disseram que Deus aos nos criar disse: "Para você, Câncer, dou a tarefa de ensinar aos homens sobre emoção. Minha idéia é você causar-lhes risos e lágrimas para que tudo que vejam e pensem se desenvolva com plenitude interior. Para isso, dou-lhe o dom da família , para que sua plenitude possa se multiplicar".


Sabemos fazer raiz na água. Firmes, mas ainda conseguindo caminhar entre as pedras, conseguindo enxergar outros ângulos e ser flexível. E com isso compreendemos mais.

Cancerianos são amorosos e bons amigos. Como amantes, funcionamos melhor envolvidos. Tipo, nada contra sexo de primeira, mas pelo que vejo, a gente funciona melhor com envolvimento, sintonia e sentimento. E isso, com todo respeito, a gente não consegue adquirir só com uma noite somente de conversa.

Temos boa memória, possuo uma tese não científica que cancerianos tem menos propensão a ter Alzheimer. Se dizem que nos apegamos ao passado, não importa, não nos culpem se não sofremos de amnésia. Além de lembrar, há mil interpretações possíveis para um fato de uma única memória. Ás vezes é bom outras vezes é meio enlouquecedor, mas sem dúvida um exercício para conhecimento pessoal.

Caranguejos são bons, gentis, amigos/amores para uma vida inteira. Se magoam facilmente pela moleza do seu interior, tanto que grosserias são uma das poucas coisas imperdoáveis, mas lidamos com a maior parte das coisas bem. E com as que não conseguimos, bem, nossa casca nos protege.

Não temos lá muitas ambições, sempre queremos ter nossa casinha com tudo que gostamos dentro dela e voltar pra lá. Podemos ir realmente longe, mas no fim voltamos pra nossa essência e para aquilo que chamamos de lar. Pode ser um apartamento de luxo, um buraquinho num mangue ou uma casinha simples, porém um lar pra chamar de nosso.

* Dedico este texto à Joana Viegas, a carangueja mais durona e doce que conheci



6 comentários:

  1. Opa. Bom texto, como sempre.

    Pessoalmente não acredito em astrologia, mas até que a personalidade canceriana (meu signo tbm. Toca aqui o/) bate bem com a minha.

    ResponderExcluir
  2. Você podia fazer uma análise de todos os signos, Rhay =D

    ResponderExcluir
  3. Parabens. Concordo com o Will Ananias.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, muito obrigada pelos comentários! Bem, Will, astrologia é um negócio bem divertido e que funciona em muitos casos, embora a gente não deva mesmo generalizar nem deixar de lado nossa capacidade de escolha. Porém, pessoalmente, vejo muitas pessoas que a personalidade bate com o que falam do signo, outras nem tanto hehe. Lu, adorei sua sugestão! Pensarei bem nela e como transformarei isso em texto, porque preciso conhecer bem os outros signos pra fazer uma análise e não falar nada errado ^^, mas é uma ótima idéia! Adorei seus comentários e agradeço muito!

    ResponderExcluir
  5. Eu sou uma canceriana mas eu nao sou gentil, tímida,chorona, sensível, manipuladora e nem romântica! Sou chata, irritada,fria é teimosa! Será que não sou uma Ariana?

    ResponderExcluir